I M P R E S S Ã O O F F S E T
IMPRESSÃO OFFSET
Na segunda metade do século XX, uma nova tecnologia de impressão surgia, revolucionando até então os sistemas existentes em impressão, era a tecnologia offset. Este processo indireto lança mão de chapas de alumínio como matrizes, capazes de gravar e imprimir em substratos, a transferência de imagens. Por meio da adição da pigmentação das cores, as imagens são formadas e impressas uma a uma.
Com ótima qualidade, versatilidade de poder imprimir em diversos tipos de materiais diferentes, desde o papel ao poliestireno (plástico), o método de impressão offset é sem dúvida um dos mais utilizados na indústria gráfica em geral.
Como vantagens deste processo temos a capacidade reprodutiva e sua velocidade, que em determinados casos pode atingir milhares de folhas por hora, custeando assim o valor unitário.
Como desvantagens, podemos apontar o custo elevado da produção da matriz e a lentidão no processo da criação até chegar à impressão final, por exemplo.
MONTAGEM
A chapa de alumínio, que é flexível, é montada na impressora off-set no cilindro porta chapa. Cada chapa é usada para transferir uma cor das quatro cores básicas de impressão (CMYK).
Para impressos coloridos é necessário o uso de várias chapas, uma para cada cor (basicamente 4 cores, CMYK Ciano / Magenta / Amarelo / Preto, que proporcionam a mistura por pontos) só sendo necessário o uso de mais chapas para cores especiais. Como o prata, o ouro e cores Pantone.. A impressora precisa também estar preparada para imprimir em série o número de cores necessário. Isto é importante para manter o registro entre as diferentes tintas.
IMPRESSÃO
Tanto nas impressoras rotativas, onde o papel entra em bobina, como nas impressoras planas, que usam o papel já cortado, o sistema funciona de maneira rotativa. Uma série de cilindros conduzem tanto a tinta quanto o papel.
A impressão é feita de forma indireta, o cilindro onde a matriz foi montada é mantido úmido por rolos umidificadores. A tinta também é transferida para este cilindro, como ela é de base gordurosa ela se concentra nas áreas lipófilas e é ao mesmo tempo repelida pela água que se concentrou nas áreas hidrófilas do cilindro.
A tinta então é transferida para um cilindro de borracha, chamado de blanqueta (ou "cautchu"), que serve de intermediário para a impressão. Ele ajuda a manter o papel seco e ao mesmo tempo melhora a sobre-vida da matriz.
Produção da chapaAs chapas de offset, primeiramente, são tratadas de forma que se tornam fotossensíveis. Após este passo elas são expostas de várias formas diferentes à luz e reveladas.
CTP
CtP (Computer-to-Plate) é o processo de produção das chapas usadas na impressão offset. A chapa é gravada através de laser, que é controlado por um computador, de forma similar às impressoras laser. Isto permite que a chapa seja gerada diretamente de um arquivo digital, sem a necessidade da produção de um fotolito intermediário. Este processo também garante o aumento da qualidade final da imagem gravada. Isso deixa a imagem perfeita. Existem métodos de gravação de chapas mais avançados, como o processo de gravação através de UV (Ultravioleta), dispensando assim o laser.
CTPRESS
CtPress (Computer-to-Press) é um sistema de gravação da matriz offset na qual a "chapa" é gravada diretamente na impressora, sistema desenvolvido pela alemã Heidelberg, e atualmente utilizado por várias outras empresas. A matriz é gravada a Laser, e o sistema usado na impressora é o sistema waterless (impressão sem uso de solução de molha — água).

FINALIZANDO
A finalização da arte requer alguns conceitos básicos como:
IMAGENS
Deverão ter no mínimo 300dpi com suavização do serrilhado
CORES
Deverão utilizar o padrão de cor CMYK
Para o preto fosco, indicar C=0 M=0 Y=0 K=100.
Para o preto mais intenso, deverá aplicar a seguinte fórmula: C=30 M=0 Y=0K=100.
4/0 - Colorido na frente e nada no verso
4/1 - Colorido na frente e escala de cinza no verso
4/4 - Colorido na frente e no verso
TEXTO
Caso elabore o arquivo em CorelDraw ou Adobe Ilustrator, favor converter todas as fontes para curva.
Preencher todo o fundo acima e dar um espaço de 4 mm nos 4 lados, ou seja, toda informação que não puder ser cortada deverá permanecer dentro dos 4 mm de cada uma das margens. O arquivo deve ter 2 mm a mais nas dimensões (largura x altura) ou seja se o produto final tiver 9 x 5 cm no caso dos cartões de visita o arquivo deverá ter 9,2 x 5,2 cm.
RESOLUÇÂO
Deve ter no mínimo 300dpi.
Estando dentro dessas especificações poderá ser enviado nos formatos: CDR, PDF e PSD.